Carta de Serviços - Etapas, Tipos de Oferta e Parte Diversificada
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Compete aos Colégios Cívico-Militares:
- acompanhar as atividades pedagógicas e estruturais das instituições Cívico-Militares do Paraná - tanto no modelo Estadual quanto no modelo Federal;
- apoiar e orientar as ações desde a constituição da escola como CCM até a formação do quadro de pessoal pedagógico e militar - CMEIV;
- orientar a equipe gestora sobre os procedimentos necessários para alcançar a excelência na escola CCM;
- acompanhar pedagogicamente por meio de roteiros específicos, realizando a tutoria junto à equipe gestora, dando suporte e apoio às ações necessárias para matrícula, permanência e sucesso dos estudantes da modalidade;
- orientar as equipes quanto ao recebimento/remanejamento de materiais de uso específico, como uniformes, livros, etc.
Competência da Educação em Direitos Humanos:
- orientar, apoiar e acompanhar as modalidades de educação no campo, educação escolar indígena e quilombola, e atendimento educacional às populações em situação de itinerância, observadas as políticas estaduais estabelecidas para as
- áreas;
- disseminar informações sobre direitos humanos no ambiente escolar da Educação Básica e suas modalidades, em consonância com as diretrizes estaduais estabelecidas pela Pasta competente;
- desenvolver ações no âmbito escolar, garantindo condições para o acesso, permanência e qualidade na escolarização, em consonância com as diretrizes estaduais estabelecidas pela Pasta relacionada aos referidos segmentos para a: ○ prevenção à violência contra meninas e mulheres; ○ proteção aos direitos da população LGBT; ○ prevenção de situações de violação aos direitos das crianças e adolescentes; ○ promoção da igualdade racial; ○ prevenção e combate ao bullying; ○ prevenção ao uso de álcool e outras drogas;
- apoiar a implementação de programas educacionais para promover educação de qualidade vinculada à cultura, necessidades humanas e sociais dos diversos segmentos da população paranaense, observadas as políticas estaduais vigentes.
Competência da Educação em Tempo Integral:
- acompanhar o funcionamento da escola, desde orientações sobre distribuição de aulas dos componentes curriculares, atribuições de funções, levantamento e acompanhamento de indicadores, formação da equipe gestora;
- acompanhar professores coordenadores de área, inscrições e replicabilidade de formações;
- acompanhar e orientar quanto a documentos oficiais que versam sobre a ETI;
- acompanhar o desenvolvimento dos componentes Curriculares da Parte Diversificada da Matriz Curricular nas escolas do EF e EM da ETI;
- acompanhar pedagogicamente as instituições de ensino com jornada em tempo integral, no que diz respeito às orientações da mantenedora.
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